O Dia da Restauração da Independência assinala o dia 1 de dezembro de 1640.
Foi neste dia que um grupo de nobres portugueses, conhecidos como os "Quarenta Conjurados", encenou um golpe de Estado em Lisboa, pondo fim à União Ibérica que durava 60 anos, desde 1580.
📜 Contexto Histórico
União Ibérica (1580–1640): Após a crise de sucessão de 1580, que se seguiu à morte do Cardeal-Rei D. Henrique, o trono português foi assumido por Filipe II de Espanha (Filipe I de Portugal). Portugal e Espanha passaram a ser governados pelo mesmo monarca, naquilo que ficou conhecido como a União Ibérica ou o domínio Filipino.
A Restauração: O descontentamento com o domínio espanhol (principalmente devido à pesada carga fiscal e ao envolvimento de Portugal em guerras de Espanha) levou à conspiração. O golpe de 1 de dezembro de 1640 depôs a Duquesa de Mântua, que governava Portugal em nome do rei espanhol Filipe IV.
Novo Rei: Os conspiradores aclamaram D. João, Duque de Bragança, como o novo rei de Portugal, que ascendeu ao trono como D. João IV, dando início à Quarta Dinastia (Casa de Bragança).
Guerra da Restauração: A independência só foi reconhecida pela Espanha em 1668, após a longa e dispendiosa Guerra da Restauração.
O 1.º de Dezembro é, portanto, a data que marca o fim da dominação espanhola e o regresso de Portugal à plena soberania.
Sem comentários:
Enviar um comentário